A maioria das empresas considera que analisar o “composto comunicação” existente entre empresa e consumidor é suficiente para ter um bom atendimento, o Novo Marketing vem nos mostrar os erros dos que seguem essa visão.
O marketing mudou ao longo do tempo, pois como já verificamos em outra matéria:
“O marketing em sua essência não existe, são atitudes, ações e ideias de pessoas que existem na sociedade, cada um de nós é o marketing.”
Pensar Estratégia
E a sociedade mudou radicalmente nos últimos anos. O que ninguém percebe é que ela CONTINUA em transformação, se auto reciclando, se construindo e se adaptando a cada segundo.
“Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros” Segundo Philip Kotler
Marketing, segundo Kotler (2011, p. 32)
A partir desta aceitação é possível entender a importância de se trabalhar o marketing em toda sua essência, se utilizando de todas as ferramentas para desenvolver sua empresa.
O Novo Marketing potencializa situações que já sabemos e não observamos com atenção, exemplo, se trabalha a qualidade da comunicação entre empresa e cliente, e se esquece de um bom trabalho de marketing interno.
No mundo extremamente virtual e em rede social, qualquer OPINIÃO por menor que seja já causa seu impacto, positivo ou negativo, depende do teor da comunicação retorno envolvida.
O marketing é como a sociedade se não for trabalhado de maneira coletiva deixa brechas que corrompem o sistema, e acabam por destruir todo planejamento construído sobre ele.
O “Composto Comunicação” é toda e qualquer comunicação existente na cadeia de processos inserida na empresa, desde a base até a ponta.
Ou seja, por exemplo, como é repassada as informações de trabalho do setor de limpeza e qual sua comunicação retorno sobre seu trabalho, afinal os funcionários da limpeza, seus familiares, amigos e conhecidos também são parte da sociedade e interagem com ela.
A comunicação é analisada diariamente, trabalhada suas divergências, reestruturada conforme as necessidades, mas nunca é estática, sempre volúvel, para que possa trabalhar dentro das ferramentas de marketing.
É obrigatório para qualquer empresa analisar a comunicação existente entre:
– consumidor VS mercado
– consumidor VS fornecedor
– consumidor VS concorrente
– consumidor VS empresa(Imagem e Marca)
– consumidor VS produto
Trabalhando no mínimo os itens indicados acima é possível que o seu projeto de marketing tenha 70% de chance de dar certo, os outros 30% é referente a manutenção da qualidade de informação e possíveis falhas humanas que ocorrem num processo normal.
A comunicação é um trabalho diário, seja com seu colaborador, seja com seu cliente, seja com seu fornecedor, seja com seu concorrente, seja com o mercado em geral, ignorar que devemos ser EXEMPLOS na qualidade de comunicação com todos estes canais é ignorar o porquê de sua empresa fazer marketing.
Pense nisso e entenda como estruturar sua empresa no Novo Marketing utilizando o composto comunicação.
Rodolfo G. Daniels Junior – CEO Pensar Estratégia
CEO Pensar Estratégia | Palestrante | Analista de Inteligência de Mercado | Especialista em Atendimento | Desenvolvedor de Processos e Métricas | Pesquisador e Project Planning Man
Criador dos pensamentos, “Composto Comunicação” e “ Marketing Livre”, que desenvolvem o marketing através da utilização de comunicação especializada em todos os ambientes e ferramentas do marketing.