Com o avanço da tecnologia, o uso de ferramentas avançadas nas estratégicas de marketing digital só vem aumentando. O assunto “inteligência artificial” já não é novo, e uma das maiores tendências para este ano é a inovação nas ações de marketing através da inteligência artificial, esta que está se tornando uma grande aliada para que as empresas alcancem maiores resultados em vendas através das mídias digitais.
E para você que acha que IA (Inteligência Artificial) se resume a robôs, não se engane. Estamos diariamente em contato com a IA e nem percebemos, pois esse tipo de inteligência já está sendo usada há um tempo nas mídias digitais através dos algoritmos.
Melhorando a experiência do cliente
Em tempos de muita concorrência nos meios digitais, como uma empresa pode destacar sua marca e aproximar consumidores? Através da entrega de uma melhor experiência ao cliente! E uma excelente forma de conseguir otimizar essa experiência é utilizando a inteligência artificial.
Pesquisas realizadas pela Morning Consult apontaram que 41% das empresas brasileiras já incluíram a inteligência artificial em diversos setores internos e externos, inclusive no setor de marketing.
Mas afinal, como aplicar a IA no marketing de uma empresa?
Acompanhe algumas formas bem simples e que trazem muitos resultados:
- Conhecendo e segmentando seu público-alvo – Como uso da IA, é possível conhecer melhor seu público-alvo e segmentar de maneira mais assertiva e personalizada as suas ações de marketing.
Os algoritmos conseguem verificar todas as informações de interesse, busca e dados pessoais desse público; regiões em que se encontram, faixa etária, preferência musical, filmes, etc. Todas essas informações podem ser utilizadas a favor da sua comunicação.
- Entender melhor o mercado – É preciso compreender que as tecnologias estão aí, e melhor do que utilizá-las a favor do seu negócio, é entender como o mercado está funcionando e usufruindo dessas tecnologias através inteligência artificial.
A IA é para ser usada de forma estratégica visando sempre a melhoria na experiência do cliente junto à marca. A empresa precisa se destacar da concorrência, usar uma comunicação personalizada, conhecer seu público, o mercado em que atua e apresentar algo diferente para esses consumidores.
Existem muitas maneiras de usar a inteligência artificial em suas estratégias de marketing, mas é preciso entender qual é o objetivo da marca, e dessa forma buscar a melhor maneira de usar a IA em suas estratégias.